A astronomia, o futuro, os amantes e as gentes criativas.

por Marcelo de Oliveira Souza

Olá!!! A astronomia é a mais antiga das ciências. A observação do céu sempre fascinou o ser humano. Uma linda noite estrelada desperta nobres sentimentos em nossos corações.

A Lua brilhante e sorridente, astro companheiro do nosso planeta, quando surge no horizonte ilumina o ambiente e refresca a alma. Muda os humores e transforma a paisagem.

Os artistas, com seus coloridos versos, perfumadas melodias e cintilantes pinturas, vestem o nosso espírito com visões apaixonadas do céu. Casais apaixonados em seus encontros noturnos sentem-se inspirados nos etéreos suaves aromas que chegam do firmamento aos seus sensíveis e admirados olhos. 

Quem nunca se emocionou ao observar o firmamento?

Quantos mistérios… Quantas histórias…

A nossa curiosidade fez com que de simples pontos brilhantes, que o observador chama indistintamente de estrelas,  surgissem astros com formas e cores inimagináveis. Um espetáculo que a natureza preservou para os primeiros sonhadores, amantes do Universo. Com o auxílio de instrumentos conseguimos distinguir em cada recanto de nosso campo de visão, planetas, galáxias, nebulosas, aglomerados estelares, ….

A cada dia, com a utilização de novos recursos tecnológicos, nos surpreendemos com novas revelações. Em todo o mundo há grupos de pessoas que se reúnem frequentemente para realizar observações do céu. Nas grandes cidades a iluminação pública atrapalha muito a observação noturna. Indo para regiões um pouco mais afastadas dos grandes centros, ainda conseguimos ter uma visão esplendorosa da abóboda celeste.

O sonho de muitas pessoas em poder se aproximar dos astros que observamos, tem ajudado muito a nossa civilização.  O desenvolvimento de novas tecnologias com o objetivo de tornar possível a conquista espacial, fez com que surgissem equipamentos que tem nos auxiliado muito no nosso dia-a-dia.

Muitos jovens sentiram despertar o interesse pela pesquisa científica através de participações em clubes de astronomia. A astronomia possibilita que não percamos a nossa curiosidade infantil e não deixemos que nossos sonhos desapareçam.

Apesar de todos os problemas que passamos, não podemos permitir que aquela criança sonhadora que existiu dentro de cada um de nós, desapareça. O presente e o futuro que surge, necessitam de pessoas criativas e  independentes. Nós só viveremos em uma nação soberana se tivermos como cidadãos, pessoas que pensem e criem soluções para os nossos problemas. Os clubes de ciências deveriam existir como entidades de valorização das ideias criativas.  Não seria bom ter em cada escola, em cada bairro, um Clube de Ciência? Um local onde os estudantes pudessem criar os seus equipamentos e desenvolver novas teorias. Novas ideias aparecerão, com certeza.

A vida com a sua dinâmica transforma os paradigmas e nos surpreende a cada momento.

Céu limpo para todos.

Visits: 1819
Total: 129151

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *