por Marcelo de Oliveira Souza

Artigo dedicado ao professor Murari Mohan Som (in memorian)

“O Universo não é uma ideia minha

A minha ideia do Universo é que é uma ideia minha”

Alberto Caieiro (heterônimo de Fernando Pessoa)

 

Olá!!! Uma das áreas da ciência que mais tem despertado a curiosidade das pessoas é a Cosmologia, o estudo da origem e evolução do Universo. O Universo teve um início?  Está se expandindo? Qual é a idade do Universo? Além dessas, diversas outras questões podem ser elaboradas.

Hoje podemos debater livremente a estruturação de um modelo para o Universo. No passado não era tão simples. Galileu Galilei com a sua defesa do modelo heliocêntrico de Nicolau Copérnico teve graves problemas com a Igreja da época. A Ciência e a Igreja… A Fé e a Razão… Seguiram durante um longo período caminhos distintos.

O Papa João Paulo II divulgou em 1998 a carta encíclica “Fé e Razão” (Fides et Ratio). Nela a Igreja Católica reconhece os erros cometidos no passado em relação a Galileu, e no seu início afirma que “a fé e a razão constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade”.  A Fé e a Razão caminhando juntas… Uma proposta para um futuro melhor.

Há modelos científicos que tentam responder as questões que formulamos sobre o Universo. Entre esses modelos, o mais popular, e o mais aceito academicamente, é o do Big Bang, a Grande Explosão. A teoria do Big Bang propõe que o Universo, há bilhões de anos, começou a se expandir a partir de uma gigantesca explosão. Essa teoria foi inicialmente apresentada por George Gamow em 1948, em um trabalho publicado na revista Physical Review em parceria com Ralph Alpher e Robert Hermann. Nesse artigo era proposto que o Universo poderia ter sido originado a partir de um estado de pressão e energia extremas.

O nome pelo qual a teoria ficou conhecida, foi dado por Fred Hoyle. Em uma série de programas populares de rádio na Inglaterra, Hoyle se referia de modo irônico à teoria de “uma origem explosiva do Universo”, como a teoria do “Big Bang”. Acabou popularizando a teoria e fornecendo o nome pela qual ela é conhecida até hoje.

Em 1929, Edwin Hubble, determinou observacionalmente que as galáxias distantes, fora de nosso grupo local, estão se afastando. Desde esse momento houve a necessidade de um modelo cosmológico que considerasse a expansão do Universo.

Uma das previsões feitas por Gamow era a existência de uma radiação permeando o Universo como resquício da Grande Explosão. Essa radiação cósmica de fundo foi descoberta de modo acidental em 1964 por Arno Penzias e Robert Wilson. A partir dessa descoberta a teoria do Big Bang conseguiu uma grande aceitação no meio acadêmico. Apesar dos ajustes realizados nos últimos anos, ainda há questões que ela não responde.

É importante ressaltar que há outras teorias. Uma delas, a do Universo Eterno, é defendida pelo físico brasileiro Mário Novello.

A humanidade tem dados observacionais do Universo de um período insignificante em relação ao tempo que supomos para a sua existência. As teorias formuladas até o momento são a compilação do que de melhor o ser humano conseguiu produzir de conhecimento do Universo nesses poucos milhares de anos de civilização, e mostram nossa grande ignorância sobre a Natureza. A cada dia novas descobertas levam, e vão levar, a que sejam formuladas novas correções às teorias existentes ou à formulação de uma nova teoria.

Céu limpo para todos.

Visits: 4512
Total: 129257

2 thoughts on “Big Bang?!

  1. Fala Marcelinho Simples, mais acadêmico seu texto. Bem histórico. Gostei. Faça mais. Percebi que muito se precisa aprender sobre o Universo. Acredito que outra teoria irá substituir o Big Bang. Veremos. Abração. Prof. Novelli

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *