por Marcelo de Oliveira Souza

Olá!!! Um problema… A busca pela solução… Um sonho… Inspiração aflora… A mente presa em um labirinto… Durante o dia a gente encontra barreiras intransponíveis… Durante a noite a alma leve passeia livre atravessando todos os obstáculos… Há vários relatos de gentes que enquanto sonhavam encontraram criativas respostas para questões aparentemente insolúveis…

O químico Friedrich Kekulé em 1865 estava absorvido buscando descobrir a estrutura da molécula de benzeno. Segundo seu próprio relato, após passar o dia pensando sobre essa questão, sentou próximo a uma lareira para descansar um pouco. Observava nesse momento, distraidamente, as brasas que flutuavam em padrões circulares. Com essa visão na mente iniciou um grande relaxamento. Em devaneios via fagulhas se movendo na sua frente. Imaginava as fagulhas bailando no ar. Em determinado momento elas começaram a girar formando um círculo. Na sua mente surgia a imagem de uma cobra que mordia a sua própria cauda. Nesse instante Kekulé desperta de seus devaneios. Havia descoberto a estrutura da molécula de benzeno. Ela tinha a forma de um anel.

O alemão Otto Loewi recebeu o prêmio Nobel de Medicina em 1936 pela sua pesquisa sobre a transmissão dos impulsos nervosos. Antes da realização de experiências, não estava claro se a sinalização através da sinapse era bioelétrica ou química. Em 1921 Loewi publicou um trabalho com o resultado de um criativo e experimento que apresentou uma conclusiva resposta para essa questão. A ideia para esse experimento surgiu durante um sonho. Em uma noite do ano de 1923 ele sonhou com um experimento que podia provar que a transmissão de impulsos nervosos (neurotransmissão) era química. Ele logo despertou animado e escreveu a ideia do experimento em um pedaço de papel. Voltou a dormir. Na manhã seguinte ele percebeu que não conseguia ler o que havia escrito. Ficou muito triste. Passou todo o dia tentando recordar a ideia que havia tido na noite anterior. Não obteve sucesso. Durante a noite ocorreu um outro fato inesperado e surpreendente, ele teve novamente o mesmo sonho. Dessa vez ele foi imediatamente para seu laboratório para a realização do experimento. Não queria esquecer novamente a criativa ideia. Nesse famoso experimento ele isolou os corações de duas rãs e os introduziu em cada um deles de forma lenta e contínua uma solução de soro fisiológico (solução de Ringer). Nessas condições os corações permanecem vivos por algumas horas. Um deles tinha o nervo vago conectado a um estímulo elétrico. Ao estimular eletricamente o nervo vago desse coração, Loewi fez esse coração bater mais lento. Em seguida, Loewi fez com que o líquido efluente do coração estimulado fosse aplicado ao segundo coração. A aplicação do líquido fez o segundo coração também diminuir o seu ritmo, provando que algum produto químico solúvel liberado pelo nervo vago estava controlando o ritmo cardíaco.

Há uma quantidade incontável de exemplos de soluções de problemas que surgem inesperadamente… Uma prova de que a mente das gentes estão em permanente atividade… Desafios surgem a todo momento… Questionamentos… Dúvidas… Gentes criativas estão sempre ativas para elaborar fantásticas propostas para solucioná-los… Um grande e impressionante esforço que poucas gentes percebem… Ao seu redor as gentes tem acesso a maravilhosos equipamentos que eram inimagináveis há poucos anos… Um impressionante avanço… Um futuro que parecia muito distante está presente no cotidiano das gentes… Telefones celulares com acesso à internet… Viagens pelo ar como pássaros… Em breve terão início os primeiros voos comerciais com passageiros ao espaço… Estações espaciais privadas estão sendo imaginadas para serem construídas em alguns anos… Hotéis em órbita do planeta Terra e na superfície da Lua já não são considerados ideias megalomaníacas… Veremos gentes se comunicando por equipamentos praticamente invisíveis… Uma constante evolução… Mudanças ocorrendo muito rápido… O adorável Mundo Novo de Aldous Huxley se apresentando para todas as gentes… A estética acima da ética… Novas moradas, novos meios de transporte, novos equipamentos… As mesmas gentes… A mesma ânsia por um Mundo mais justo e fraterno…

Em breve excelentes novidades.

Céu limpo para todos.

Visits: 1079
Total: 129264

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *