por Marcelo de Oliveira Souza

Olá!!! No Boletim da Sociedade Astronômica da França do dia 3 de junho de 1908 foi publicada a aceitação como membro da sociedade do Dr. João Batista de Seixas Tinoco de Campos dos Goytacazes!!! É o primeiro registro mostrando que no início do século XX viveu na cidade de Campos dos Goytacazes um pesquisador que realizava importantes atividades na área de Astronomia… O Sr. João Batista de Seixas Tinoco participou ativamente da Sociedade Astronômica da França enviando registros de observações e indicando novos membros no período de 1908 até 1919… Há diversas publicações de suas contribuições nos boletins da Sociedade Astronômica da França… O Sr. João Batista de acordo com relatos do seu filho o Sr. Paulo Mulyaert Tinoco mantinha troca de correspondências com o famoso astrônomo francês Camille Flammarion e com o também famoso escritor francês Julio Verne (Jules Verne)… Abaixo divulgo um artigo sobre o Sr. João Batista de Seixas Tinoco publicado no jornal A Notícia no dia 29 de junho de 1975:

Essa homenagem vem com atraso de um ano. Pois foi em 30 de junho de 1874 que nascia o saudoso Dr. João Batista de Seixas Tinoco. O centenário de seu nascimento ocorreu há um ano. Amanhã, dia 30 de junho de 1975 ele estaria completando 101 anos. Talvez, apenas para os maiores de 50 anos, sejam conhecidos os dotes do fundador da Estação Climatológica de Campos, embora tenhamos a impressão de que apenas uma minoria saiba quem foi de fato o dr. Seixas Tinoco, conhecendo-o apenas como um simples burocrata, com elementares conhecimentos de astronomia e meteorologia. Mas, os mais novos também nada sabem do botânico Alberto Sampaio, do engenheiro-sanitarista Saturnino de Brito, de Linneu Silva, de Hélion Póvoa, de Hamilton Lacerda Nogueira, cientistas cuja memória foi sepultada. Mas quanto a Seixas Tinoco, mesmo os seus próprios contemporâneos não davam conta de seu valor. Pois foi uma das maiores inteligências das que brilharam na História de Campos. De simples administrador de fazendas, contabilista e burocrata dos Correios, esse homem se transformou em astrônomo em poucos anos de estudo. Aliás, os horizontes de seus conhecimentos eram dilatados, penetrando pela área da Física, da Química e da Botânica, de que era um apaixonado: passeando pela chácara da Beira Rio ele ia apontando os espécimes vegetais, dando a sua denominação científica e características.

João Batista de Seixas Tinoco nasceu em São João da Barra, onde fez o curso primário. O ginasial fê-lo parte no Salesiano Santa Rosa e parte no Colégio William Candid, também naquela cidade. Em seguida foi para o Colégio Militar, onde chegou à condição de alferes-aluno. Regressando a esta região, de sua origem, foi administrar as fazendas Freixeiras e Vassouras, do seu tio Manuel José de Seixas. Aprendeu escrituração mercantil com o capitão Carneirinho, o construtor do Teatro Trianon, assumindo depois os serviços de contabilidade dos Correios. Seria depois nomeado, por Nilo Peçanha, Secretário do Liceu de Humanidades e depois da primeira Escola de Direito de Campos. Em 1911 fundou a Estação Climatológica de Campos.

Seixas Tinoco começou a dedicar-se a estudos de Astronomia. E sua inteligência era tão viva e prodigiosa que em pouco tempo, servido por instrumental não sofisticado, ampliava seus conhecimentos a ponto de merecer o título de cientista. Lendo inglês, francês, italiano e espanhol foi adquirindo cada vez mais a uma vasta cultura científica. Começou então a se corresponder com o famoso escritor de ficção científica Julio Verne e com Camille Flamarion Diretor da Sociedade Astronômica de Paris. Foi então convidado por Flamarion para sócio efetivo daquela ilustre instituição científica, tendo recebido o diploma, carinhosamente guardado por Paulo Muylaert Tinoco, seu filho e sucessor na Estação Climatológica.

Em julho de 1909, Seixas Tinoco enviou a Camille Flamarion um estudo sobre a prevista trajetória do cometa Halley para maio de 1910, quando ele passaria muito próximo do nosso planeta. Na época o povo ficou quase em pânico, anunciando-se a possibilidade do fim do mundo, tão perto que o cometa Halley e sua majestosa cauda passariam d a Terra.  Ao receber os estudos de Seixas Tinoco, Flamarion apesar de já conhecê-lo, não, escondeu a sua estupefação: que homem será esse que com poucos anos de estudo ousa executar um trabalho de que poucos astrônomos têm conhecimento! Em vista disso (o trabalho foi confrontado com os de astrônomos de nomeada e estava rigorosamente certo) Flamarion proclamou Seixas Tinoco o sexto astrônomo amador do mundo.  Aposentado, se retirou da atividade pública, levando uma vida recolhida, cercado de seus familiares, de alguns amigos íntimos e de seus preciosos livros. Faleceu com 95 anos, em setembro de 1969. Mas deixou uma família numerosa, onde repontam valores como Gilberto Muylaert Tinoco, um dos grandes arquitetos de São Paulo e Paulo Muylaert: Tinoco, poeta e seu substituto na Estação Climatológica. E sua viúva, D.Eulina Muylaert Tinoco (Zizi) é a grande dama, figura central de uma família ilustre, conhecida como a mãe dos pobres da Coroa.”

Em um artigo sobre a visibilidade do Cometa Halley em 1910 publicado na revista da Royal Astronomical Society of Canada o Sr. João Batista de Seixas Tinoco é o único brasileiro citado e o registro de sua observação publicado no boletim da Sociedade Astronômica da França é considerado o marco do último dia no qual o cometa Halley foi observado em 1910!!! Além dos importantes registros das observações do cometa Halley em 1910 realizados em Campos dos Goytacazes, o Sr. João Batista enviou diversos relatos e desenhos de observações, da passagem de brilhantes meteoros, dos planetas Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, de eclipses da Lua e do Sol!!! Indicou as seguintes gentes da sociedade campista para serem membros da Sociedade Astronômica da França: Professora Regina Mulyaert Salgado, Professor Balthazar Dias Carneiro, Cirurgião Dentista Henri Meirelles Caspari , Arthur Fernandes Dias, Ptolomeu Soterio da Conceição, Manoel Martins Manhães, Capitão Francisco de Paula Carneiro, Vicente Caminha Sampaio, Doutor José Coelho dos Santos e Joaquim Silvério dos Reis Junior. Indicou também uma instituição, o Pensionato “Silva Tavares” (Escola Superior).  Em 1917 e em 1919 foi citado explicitamente como um dos amigos da sociedade e recebeu um agradecimento público da sociedade pelo auxílio que forneceu para a sociedade no período da primeira guerra mundial:

“Nos Amis – la société adresse ses plus vifs remerciements à Mme. de Lausser de Ranzay, à MM. Croke, Mohamed Hafiz et J. B. de Seixas Tinoco qui ont eu l’excellente pensée de nous adresser un supplément à leur cotisation pour 1917, troisième à quatrième année de guerre.”

O Clube de Astronomia Louis Cruls presta homenagem à memória do ilustre cientista João Batista de Seixas Tinoco em reconhecimento a toda a sua magnífica contribuição para a humanidade!!! Um maravilhoso exemplo para todos nós!!!

Céu limpo para todos.

Visits: 3189
Total: 129258

3 thoughts on “João Batista de Seixas Tinoco: um dos pioneiros da Astronomia no Brasil

  1. Marcelo Souza muito obrigado pela pesquisa relacionada ao meu ancestral ( não sei bisavô ou tataravô) Joao Batista Tinoco. Gostaria muito de aprofundar conhecimento sobre ele, sou amante de astronomia e ufologia, e acho que vem daí esse interesse. Parabéns pela reportagem!!!

  2. Parabéns à família Tinoco por ter em sua família um ilustre cientista , que muito
    Contribuiu para a história da humanidade!
    Linda e merecida homenagem , que ajudou às gerações mais novas tomarem conhecimento dos seus grandiosos feitos.

  3. Excelente homenagem. Deveria ser encaminhada ao MAST com um pedido para que todos esses registros fossem pesquisados e reunidos numa públicação, para pesquisa científica, divulgação e conhecimento de sua obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *