por Marcelo de Oliveira Souza

Albert Einstein e Milton Humason

“Se as coisas são inatingíveis… ora! Não é motivo para não querê-las… Que tristes os caminhos se não fora A mágica presença das estrelas!” Mário Quintana

Olá!!! Em 1905 Albert Einstein surpreendeu o mundo acadêmico. Annus Mirabilis. Ano Miraculoso.

Um dos fatos que causou maior surpresa é que Einstein trabalhava, em 1905, em um escritório de patentes. Desde que se formou, em 1900, como Fachleher (Professor Especializado em Física e Matemática) pela Politécnica Federal de Zurique (Suíça), não conseguia emprego em uma Universidade. Ministrou aulas particulares. Trabalhou em escolas particulares de ensino médio. Conseguiu, somente em 1902, o emprego no escritório de patentes devido ao auxílio do seu amigo Marcel Grossman.  Nesse ano, Einstein, havia submetido uma tese de doutorado à Universidade de Zurique. A tese não foi aceita!!! Tinha tudo para desistir. Assim que se formou ficou desempregado. Precisou de auxílio para conseguir um emprego. Nesse emprego sua função era de quase um burocrata. Não era bem visto na Academia… Por muito menos, um resultado ruim em uma avaliação, algumas pessoas desistem…

Milton La Salle Humason foi um pesquisador pouco conhecido do público. Ele nasceu em 19 de agosto de 1891 em Dodge Center, Minesota, EUA. Ainda jovem conseguiu um emprego, entre 1908 e 1910, como um dos condutores de mulas que levavam os equipamentos para a construção do Observatório do Monte Wilson. Apaixonou-se pela filha do engenheiro do Observatório. Casou-se com ela em 1911. Conseguiu emprego como capataz de uma fazenda. Em 1917 foi informado pelo seu sogro que havia uma vaga de zelador no Observatório. Iniciou a sua carreira no Observatório como zelador. Ele não havia terminado o curso secundário, mas devido a sua curiosidade e competência começou a auxiliar os astrônomos em sua tarefa de observar o céu.  Conta-se, a história, que em uma noite o operador do telescópio ficou doente. O astrônomo de plantão perguntou a Humason se ele seria capaz de auxiliá-lo. Nesse momento ele pôde demonstrar a sua capacidade. Em pouco tempo se tornou assistente noturno. De 1919 a 1954 trabalhou como Astrônomo Assistente e finalmente como Astrônomo no Observatório do Monte Wilson e no Observatório Palomar. Em 1950 pelas suas contribuições à Astronomia recebeu o título de PhD (Philosophical Doctor) pela Universidade de Lund na Suécia. Mediu a velocidade de 620 galáxias. Trabalhou com Edwin Hubble no estudo das propiedades de galáxias distantes…  

Einstein e Humason sentiram como é belo o sorriso da descoberta. Perceberam a alegria faceira de uma proposta criativa. O prazer da descoberta é um dos maiores estímulos à pesquisa científica. O sorriso nas faces juvenis quando observam a beleza do nosso céu é um exemplo de como se sentem atraídos pelo estudo da Ciência. Como ocorreu com Humason, que teve acesso a um Observatório, é importante que os jovens possam ter acesso a Clubes de Ciência, Museus interativos de Ciência, Planetários,….  Basta um pequeno incentivo e veremos, o aroma colorido da felicidade e a coragem das almas valentes ocuparem o espaço e se misturarem ao ar que respiramos.

Também é com os homens, voar, brincar com o destino do caminho e com o vento que renova o ar. Será um momento de felicidade coletiva a volta dos rebeldes com causa às escolas sem celas.

Céu limpo para todos.

Visits: 1193
Total: 130570

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *