A maravilhosa Lua Cheia

por Marcelo de Oliveira Souza

Olá!!! Cada civilização ao observar o céu noturno buscou referências do seu cotidiano. A Lua sempre apresentando a mesma face para a Terra. Era fonte para muitas lendas. As fases da Lua eram outra fonte de inspiração. Uma lenda associava a fase minguante da Lua com a falta de alimentos para a Lua. Assim a medida que ela voltava a se alimentar surgia brilhante novamente. Um ciclo sem fim. Belas histórias que eram transmitidas de geração para geração. Alguns viam, e ainda veem, a imagem de um coelho quando observam a Lua Cheia. Diversos astros com seu peculiar movimento, os belos mosaicos de estrelas que observamos durante a noite e o Sol e a Lua são maravilhosas fontes de inspiração para poetas, cientistas, amantes, …  Quantas histórias devem ter surgido em momentos de maravilhamento pelo firmamento??? Em um livre pensamento é possível imaginar criativas histórias envolvendo o Sol, a Lua, os planetas, as constelações, …

Há vários relatos de influência da Lua em nosso cotidiano… Cientificamente somente existe comprovação da sua influência nas marés. As marés são causadas pelas variações dos campos gravitacionais da Lua e do Sol em regiões opostas da superfície da Terra e pelo movimento do sistema Terra-Lua… As gentes sempre acompanham com frequência a variação das marés… Um fenômeno natural…

Todos nós conhecemos gentes que dizem somente cortar o cabelo de acordo com as fases da Lua. Alguns grupos de cientistas realizaram diversos tipos de avaliação e não conseguiram perceber alguma mudança significativa entre o corte de cabelo feito em diferentes fases da Lua. A associação em relação a um aumento na agitação das gentes durante o período de Lua Cheia, possui uma explicação histórica. Em uma época, na qual não havia energia elétrica, durante o período de Lua Cheia era possível permanecer mais tempo no exterior das casas. Esse fato levava a que as gentes dormissem mais tarde. Isso provavelmente fez que com o tempo fosse realizada uma associação entre a fase de Lua Cheia e uma maior agitação presente nas gentes. Na verdade o fator que levava a essa associação era a luz do Sol que é refletida pela Lua. Em noites com Lua Cheia, em uma região com pouco iluminação artificial, é possível perceber esse fato. Noites mais claras… Esse é somente um pequeno exemplo…

A observação da Lua em suas fases fez surgir em várias civilizações muitos modelos para explicá-la. Esteve presente ou foi fonte para muitas lendas. Parece simples compreender que observamos sempre o mesmo astro.  As fases correspondem a porção da Lua iluminada pelo Sol que conseguimos naquele momento observar de nosso referencial, a Terra. Um menino, recentemente, me perguntou sobre a quantidade de luas que a Terra possuía. Respondi que era só uma. Recebi, de retorno, o seguinte comentário: “Mas, cada dia ela está diferente, como pode ser uma só…” Para mim foi uma grande surpresa.

Há uma lenda dos esquimós que julgo muito interessante. Apresento-a a seguir em uma livre adaptação.

“Eles imaginavam que a Lua e o Sol eram duas crianças, um menino e uma menina, que viviam em uma pequena vila. Eles viveram durante um certo período brincando alegremente. O menino, porém, começa a importunar a menina com algumas brincadeiras que não a agradam. A menina se irrita com a implicância do menino e foge. Sobe… Sobe… Transforma-se no Sol. O menino preocupado. Segue atrás dela. Transforma-se na Lua. Busca alcançá-la mas não consegue. Cansado e com fome, começa a minguar. Desmaia. A menina, o Sol, vendo o menino nessa situação, o alimenta com sua luz. Ele volta a viver. Continua o seu esforço em tentar alcançar a menina. Novamente cansa, sente fome. Desmaia. Recebe alimento do Sol… O ciclo continua eternamente…”

Um modo criativo de apresentar as fases da Lua. O astrônomo francês Jean-Pierre Verdet, no livro O Céu, mistério, magia e mito, apresenta lendas de diversas civilizações. É possível perceber o encanto e o temor causados sobre essas civilizações pelos fenômenos celestes. Podemos associar o acompanhamento das fases da Lua ao surgimento dos calendários. Era um evento periódico, de fácil observação. Uma busca inicial de mensurar o nosso ciclo de vida e determinar o momento do surgimento da época das chuvas, da seca, … Auxílio à previsão do surgimento de fenômenos sazonais. Em um conto africano vemos uma busca na comparação da perenidade do ciclo lunar com o momento único da vida de um ser humano. Apresento-o a seguir em uma livre adaptação. “Um senhor idoso estava sentado próximo a beira de um rio. Era uma noite clara iluminada pela Lua Cheia. Observou do outro lado do rio uma pessoa morta. O senhor solicitou ajuda a todos os animais que encontrava. Buscava os animais que pudessem trazer, atravessando o rio, o morto, ou a Lua que o iluminava. Duas tartarugas se ofereceram para trazê-los. Uma iria atravessar com o morto e a outra com a Lua. A que trazia o morto tinha pernas curtas. Não conseguiu atravessar o rio. Afogou-se junto com o morto. A que trazia a Lua tinha pernas longas. Conseguiu atravessar com a Lua.” A travessia representa a renovação de um ciclo…

Era uma vez uma alegre noite estrelada. Uma gente miúda em silêncio observando o céu. A sua pequena mão em estruturados movimentos unia as estrelas. Dessa ação surgiam personagens que ilustravam seu devaneio. Nasciam… Valentes heróis enfrentando perigosos dragões… Belas princesas caminhando por floridos jardins… Gentes festejando vitórias… Idílicas batalhas entre mocinhos e vilões… Gigantescos navios navegando em mares agitados… Gentes construindo maravilhosas máquinas… Nesse momento a gente miúda se transforma em um poderoso criador de mundos. Brincando com a fantasia. Construindo em sua alma um novo mundo para todos. Um direito de cada gente miúda. Sonhar com um novo amanhã. Cada uma das gentes miúdas do mundo representa uma promessa de redenção para a humanidade. Merecem toda a proteção que as gentes possam oferecer para que tenham uma infância feliz. A Astronomia tem o valioso papel de poder estimular a imaginação dessas novas almas trazendo notícias de mundos distantes. Esse ano inicia com uma forte torcida para que todas as gentes miúdas possam livre e alegremente brincar com a sua fantasia… Em festivos passeios pelo Céu.

Céu limpo para todos

Visits: 1668
Total: 130614

1 thought on “A Beleza Misteriosa de Selene…

  1. Lindoooo…🤩🤩🤩 parabéns pelo artigo, quer dizer poesia, quer dizer, reflexão, quer dizer… o que mesmo? É tanta coisa, fiquei confus@ 🤔

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *