por Marcelo de Oliveira Souza

“ ‘Stamos em pleno mar… Doudo no espaço brinca o luar — dourada borboleta; E as vagas após ele correm… cansam como turba de infantes inquieta.

‘Stamos em pleno mar… Do firmamento os astros saltam como espumas de ouro… O mar em troca acende as ardentias, — Constelações do líquido tesouro…

‘Stamos em pleno mar… Dois infinitos ali se estreitam num abraço insano, Azuis, dourados, plácidos, sublimes… Qual dos dous é o céu? qual o oceano?…

‘Stamos em pleno mar. . . Abrindo as velas ao quente arfar das virações marinhas, Veleiro brigue corre à flor dos mares, Como roçam na vaga as andorinhas…

Donde vem? onde vai? Das naus errantes Quem sabe o rumo se é tão grande o espaço? Neste saara os corcéis o pó levantam, Galopam, voam, mas não deixam traço…”

Castro Alves (trecho de “O Navio Negreiro” )

Olá!!! Horizonte distante… Destino desconhecido… Curiosidade… Segredos a serem descobertos… Terras a serem desbravadas… Aventuras a serem vividas… Histórias para contar… Navegantes… Corajosos aventureiros… As estradas romanas… A Via Apia, o início…  Caminhos para conquistas… Expansão do Império… Novas civilizações, novas estradas… Rotas traçadas nas nuvens… Viagens em aves construídas pela humanidade… O Céu, o limite…

Agora podemos imaginar caminhos por entre os astros. Destino: Lua, Marte, Vênus, … Nova função. Traçar estradas no espaço. Em 1969 foram gastos 8 dias, 3 horas e 19 minutos na primeira viagem que levou o ser humano a pisar no solo lunar. Nesse total já foram consideradas as 22 horas de permanência na Lua. O foguete utilizado, o Saturno V, foi o maior já construído. Tinha 111 metros de altura e seu maior diâmetro era de 10 metros. No momento do lançamento tinha uma massa de mais de 3.000 toneladas. A distância média entre a Terra e a Lua é de aproximadamente 384.400 km. Esse foi o nosso limite. A maior distância alcançada por um ser humano. Primeiro destino. Melodia que acalanta nosso sonho em uma noite enluarada.

Próximo destino: Marte?! A distância média entre Marte e a Terra é de aproximadamente 228 milhões de quilômetros!!! A menor distância é de aproximadamente 56 milhões de quilômetros. Para que estejam a esta distância é necessária uma combinação de vários fatores. Como, por exemplo, a condição de que a Terra deve estar localizada entre Marte e o Sol, o que ocorre aproximadamente a cada 26 meses, e Marte deve estar em sua menor distância em relação ao Sol, o seu periélio. Há mais alguns elementos a considerar. Porém essas duas condições já garantem um menor percurso a ser feito. Algumas das naves que foram enviadas para explorar os planetas do sistema solar chegaram a alcançar velocidades superiores a 40.000km/h. Porém eram naves pequenas.

A nave com os astronautas (ou cosmonautas, ou espaçonautas, …) deve partir da Terra antes do momento da aproximação entre os planetas. Mesmo com todos as condições favoráveis, se considera um tempo mínimo de aproximadamente seis de viagem. Haverá necessidade de permanecer em Marte por um período de mais de um ano, antes da viagem de regresso. Especula-se que a viagem poderia ter uma duração maior do que dois anos. Surgem algumas questões que tiram o sono dos projetistas. Como levar os mantimentos e o ar necessário para que a tripulação sobreviva por um período tão longo? Como o organismo dos astronautas reagirá? O russo Valeri Polyakov foi o ser humano que permaneceu o maior tempo no espaço. Foram 437 dias, 17 horas e 58 minutos, de 8 de janeiro de 1994 a 22 de março de 1995, em órbita da Terra a bordo da estação espacial Mir. Corresponde a menos da metade do tempo de duração da viagem em direção à Marte. É um grande desafio…

Como auxílio para a realização dessa viagem existe o sonho da construção de uma base na superfície da Lua. Um grande e valioso apoio. Devaneios que embalam a humanidade na sua busca em conhecer e entender o Universo. Há alguns anos, muitas pessoas acostumadas a ouvir programas nos rádios, duvidavam que algum dia teriam um rádio com imagens. Um cinema em casa. Computadores… Internet … Quem imaginava mudanças com tanta velocidade…

Mudança nos destinos da humanidade?! Informações sendo transmitidas com uma velocidade impressionante. Paraíso da estética. Podemos falar em um mundo da estética, em substituição a um mundo ético? A busca do prazer imediato. Pesadelo… Os sonhos de entendimento e compreensão dos fenômenos naturais despertam uma nova visão da humanidade. Quantas gerações se esforçaram para construir a base de conhecimento que nos permite hoje uma sobrevivência mais longa. Na astronomia sabemos que para poder observar o céu dependemos do auxílio da natureza. Respeito pelo que não conhecemos e que não podemos controlar. Um Universo que a cada dia se revela mais complexo. Agora estamos nos aventurando por estradas mais longas… Mais do que nunca, uma questão aflora. Quem sabe o rumo se é tão grande o espaço?

Céu limpo para todos.

Visits: 2190
Total: 160610

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *