por Marcelo de Oliveira Souza
“Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.” Fernando Pessoa
Olá!!! Com as imagens obtidas por satélites artificiais temos uma visão da forma do planeta no qual vivemos. Desde a Grécia antiga já se imaginava a Terra como uma esfera. Idéia, naquela época, restrita a estudiosos. Imaginava-se popularmente limites para o nosso planeta. Bordas. Abismos. Eram corajosos os primeiros navegadores que partiam em busca de novas terras. Nos tempos modernos, a primeira viagem de circunavegação da Terra foi concluída em 1522. Fernão de Magalhães a iniciou e Sebastião Del Cano a encerrou.
Diz a lenda que Dédalo, a pedido do Rei Minos de Creta, construiu o labirinto onde se encontrava o Minotauro. Apesar desse fato, auxiliou Teseu a derrotar o Minotauro e a encontrar a saída do labirinto. Foi punido pelo Rei Minos. Ele e seu filho Ícaro foram colocados prisioneiros no labirinto. Dédalo, inteligente e criativo, imaginou uma forma de escapar. Desenvolveu asas com penas e as colou ao corpo com cera. Fugiram voando. Alertou seu filho de que não deveria voar muito alto. A aproximação ao Sol faria a cera derreter. Ícaro porém não resistiu e subiu, subiu, subiu… Sonho desfeito. Queda abrupta. Parábola do mundo moderno? Coragem e prudência seguem caminhos distintos?
A observação do voo dos pássaros levou o ser humano a sonhar também em voar. O Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão e Alberto Santos Dumont são dois geniais cientistas sonhadores brasileiros que contribuíram para a realização desse sonho.
Conta-se, que Bartolomeu de Gusmão ao observar uma bolha de sabão se movendo no ar, teve inspiração para o desenvolvimento de um aparelho mais leve que o ar. Um balão, que chamou de Passarola. No mês de agosto de 1709 Bartolomeu de Gusmão realizou, para a corte Portuguesa, cinco testes de lançamento do balão. O primeiro foi realizado no dia 3 de agosto, mas não bem sucedido. O protótipo se incendiou antes de subir. No dia 5 de agosto conseguiu que o protótipo subisse a uma altura de 4 metros antes de se incendiar. No dia 6 de agosto o modelo utilizado realizou com sucesso um voo curto mas se incendiou no momento do pouso. No dia 7 de agosto foi realizado um novo teste em espaço aberto. O balão voou e depois realizou um pouso suave. Foi o primeiro voo realizado com sucesso. No dia 8 de agosto repetiu o teste agora em um ambiente fechado e o balão voou, permaneceu um período tocando o teto e depois realizou um pouso suave. Aproximadamente 2 meses depois, no dia 3 de outubro, Bartolomeu de Gusmão realizou uma demonstração pública com um balão maior. Foi um grande sucesso!!! Um voo perfeito com um pouso suave!!! Há pelo menos cinco relatos escritos desse teste bem sucedido. Uma das testemunhas que escreveu um dos relatos foi o cardeal italiano Michelangelo Conti que em 1721 foi eleito papa sob o nome de Inocêncio XIII. Existem relatos de que Bartolomeu de Gusmão realizou outras demonstrações. Infelizmente pouco tempo depois os tempos tristes da Inquisição chegaram para Bartolomeu de Gusmão. Ele necessitou sair de Portugal. Faleceu na Espanha em 1724.
O genial inventor Brasileiro Alberto Santos Dumont nasceu no antigo município de Palmyra em Minas Gerais no dia 20 de julho de 1873. Em 1932 o município recebeu o nome de Santos Dumont em homenagem ao famoso inventor. Santos Dumonet seguiu os caminhos de Bartolomeu de Gusmão. Estava vivendo na França desde 1897 e se interessou pelo balonismo. Em 1898 começou a construir balões. Desenvolveu diversos balões e realizou com sucesso centenas de voos. Construiu o seu primeiro dirigível em 1898. Em 1901 foi vencedor do Prêmio Henry Deutsch de la Meurthe que consistia em realizar um voo do Aero-Club de France em Saint-Cloud até a Torre Eiffel e retornar de 30 minutos. O prêmio Deutsch o tornou mundialmente famoso. A partir de 1905 começou a construir o seu primeiro aeromodelo. Em 23 de outubro de 1906 Santos Dumont realiza na França o primeiro voo de um aparelho mais pesado do que ar, o famoso 14-bis. Novamente Santos Dumont é reverenciado mundialmente!!! O inventor do avião!!! O Astronauta Brasileiro Marcos César Pontes, realizou o voo para a Estação Espacial Internacional (EEI) em 2006 no centenário do voo de Santos Dumont. A sua ida ao espaço foi uma homenagem a Santos Dumont.
Infelizmente, apesar de todo o sucesso que alcançou, Santos Dumont se suicidou no dia 23 de julho de 1932. Vivia desde 1931 com a saúde frágil e demonstrando grande angústia.
Padre Bartolomeu de Gusmão e Santos Dumont são maravilhosos inventores e exemplos para tod@s Brasilier@s!!! A Passarola e o 14-bis são magníficas invenções reverenciadas mundialmente!!!
Os russos foram os principais responsáveis e herdeiros do sucesso da indústria aeroespacial da antiga União Soviética. Contaram, desde o final do século XIX, com o incentivo dos livros e artigos escritos por um grande cientista sonhador, o Konstantin Eduardovich Tsiolkovsky. Ele é mundialmente reconhecido como um dos pioneiros da conquista espacial. Nasceu em uma família pobre. Foi autodidata em Matemática e Física. Pela leitura dos livros de Jules Verne, Santos Dumont também os leu, se interessou desde cedo pelos voos planetários. Instalou um laboratório em sua casa, onde realizou diversas experiências. Em seus artigos e livros concebeu a colocação de um satélite em órbita da Terra, propôs o desenvolvimento de um foguete a propulsão, imaginou foguetes com diversos estágios, … Foi também um escritor de ficção científica. Tsiolkovsky provavelmente foi o principal responsável por despertar nos russos o interesse pela conquista espacial.
Nossa fronteira agora é a conquista espacial. Os astronautas são os navegadores do futuro. Há bordas e abismos ainda a serem superados nessa nova caminhada. Sonhos de Ícaros modernos.
Céu limpo para todos.